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Dieta Paleolítica

Dieta Paleolítica

Dieta Paleolítica – Esclarecendo dúvidas frequentes. Como funciona a Dieta Paleolítica?

Com alimentos modernos prontamente disponíveis, a Dieta Paleolítica nos remete a alimentação dos humanos que viveram entre 10 000 a 40 000 anos antes de nós.
Alimentos como frutas frescas, legumes, carnes e frutos do mar, são ricos em nutrientes e benéficos a saúde como: fibras solúveis, vitaminas antioxidantes, fitoquímicos, ômega-3 e gorduras monoinsaturadas e carboidratos de baixo índice glicêmico, que promovem uma boa saúde alimentar ao contrario dos alimentos do nosso tempo que são ricos em açúcares refinados e grãos, gorduras trans, sal, carboidratos com alto índice glicêmico e alimentos processados, que frequentemente podem causar ganho de peso, doenças cardiovasculares, diabetes e vários outros problemas de saúde. A Dieta Paleolítica incentiva a substituição de produtos lácteos e cereais por frutas frescas e legumes, alimentos que são mais nutritivos do que os grãos integrais ou produtos lácteos.

O que a Dieta Paleo tem de diferente?

A dieta paleolítica é a única dieta que já somos geneticamente adaptados. Este programa de comer não foi concebido por médicos de dieta da moda, ou nutricionistas, mas sim pela sabedoria da Mãe Natureza agindo através da evolução e seleção natural. Dieta paleolítica é baseada em extensa pesquisa científica examinando os tipos e quantidades de alimentos de nossos ancestrais caçadores-coletores comiam. A base da dieta paleolítica é carne, marisco, e consumo ilimitado de frutas frescas e vegetais.
Como dieta paleo pode me ajudar a perder peso, com base rica em carnes e frutos do mar comparadas a outras dietas com baixo teor de gordura?
A sabedoria convencional nos diz que para perder peso devemos queimar mais calorias do que ingerimos e que a melhor maneira de fazer isso é comer uma dieta de baixa gordura vegetal, rica em carboidratos. A primeira parte desta equação ainda é verdade, a quantidade de calorias deve ser menor do que aquela necessária para manter o peso corporal, um déficit calórico deve ocorrer para a perda de peso. No entanto, a experiência para a maioria das pessoas que fazem dietas de baixa caloria, dietas ricas em carboidratos é desagradável. Eles estão com fome o tempo todo, e para a grande maioria, o peso perdido é recuperado rapidamente ou dentro de poucos meses da perda inicial.
Regime Paleolítico é uma alternativa – uma releitura do que os nossos ancestrais caçadores-coletores comeram, um alto teor de proteína, de frutas e dieta vegetariana com quantidades moderadas a elevadas de gordura, mas com o aumento das quantidades de gorduras saudáveis ​​como ômega-3 e monoinsaturadas. Proteína tem duas a três vezes o efeito térmico de qualquer gordura ou carboidrato, ou seja, acelera o metabolismo, a perda de peso é rápida. Além disso, a proteína tem um valor de saciedade muito maior do que qualquer gordura ou carboidratos, você vai demorar muito mais para sentir fome.

Quais são os benefícios para saúde que Dieta Paleo proporciona?

Os carboidratos encontrados nas frutas ilimitadas e legumes na dieta Paleo são de baixo índice glicêmico, o que significa que eles causam aumento lento e limitado em seu nível de açúcar no sangue e nos níveis de insulina. Excessiva quantidade de insulina e os níveis de açúcar no sangue são conhecidos por causar um conjunto de doenças chamado de síndrome metabólica (obesidade, hipertensão, colesterol ruim e outros níveis de lipídios no sangue, diabetes tipo 2 e gota). O elevado teor de fibra, proteínas e ômega-3, e a gordura da dieta Paleo também irá ajudar a prevenir a Síndrome Metabólica.

Devido às quantidades ilimitadas de frutas e vegetais permitidos na dieta Paleo, seu corpo vai ser ligeiramente alcalino – o que significa que as doenças e sintomas da doença de ácido/ base desequilíbrio (osteoporose, pedras nos rins, hipertensão, acidente vascular cerebral, asma, insônia, enjoo, zumbido no ouvido interno e asma induzida por exercício) vai melhorar.
O elevado teor de fibra solúvel do regime Paleo vai melhorar a maioria das doenças do trato gastrointestinal, e o alto teor de ômega-3 de gordura irá melhorar a maior parte das doenças inflamatórias.

Na dieta paleo não devo consumir alimentos que é fonte de cálcio, como vou suprir a necessidade de cálcio para os ossos sem consumir laticínios?

A ingestão de cálcio é um dos mais altos do mundo. No entanto, paradoxalmente, também temos uma das maiores taxas de osteoporose. Conteúdo mineral ósseo é dependente não apenas sobre a ingestão de cálcio, mas sobre o balanço de cálcio net (ingestão de cálcio é maior que a excreção do mesmo). A maioria dos nutricionistas focam o lado da equação do balanço de cálcio a ingestão de cálcio, porém poucos se dão conta de que lado da equação excreção do cálcio é tão importante.

Saúde óssea é substancialmente dependente de ácido dietético / balanço base. Todos os alimentos após a digestão, finalmente, deve apresentar-se no rim como ácido ou base. Quando a dieta produz uma carga de ácido (como dietas da moda low-carb que restringem o consumo de frutas e legumes), o ácido deve ser tamponado pelas bases alcalinas do corpo. Os sais de cálcio nos ossos representam o maior armazenamento de base alcalina no corpo e estão esgotados e eliminado na urina quando a dieta produz uma carga líquida de ácido. Os alimentos mais produtoras de ácido são queijos duros, grãos de cereais, alimentos salgados, carnes e legumes, enquanto que os alimentos só alcalinas, produtoras de base estão frutas e legumes. Porque a dieta média de parte das pessoas está sobrecarregada com grãos, queijos, alimentos processados ​​e salgados, carnes gordas, em detrimento de frutas e legumes, que produz uma carga de ácido e promove osso de-mineralização. Ao substituir queijos duros, grãos de cereais, e alimentos processados ​​com muitas verduras e frutas, o corpo volta a entrar em equilíbrio ácido / base que nos traz também de volta ao equilíbrio do cálcio.

A Paleo Diet recomenda um equilíbrio adequado de alimentos ácidos e básicos (alcalina) (carnes magras, peixes e frutos do mar, frutas e verduras) e não irá causar osteoporose em indivíduos saudáveis. Na verdade, a Paleo Diet promove saúde aos ossos.

Quanto sal eu posso adicionar na minha comida?

Como fazer queijos duros, cereais, carnes e legumes, o sal apresenta uma carga de ácido líquido para os rins, na ausência de alimentos alcalinos, como frutas e legumes. O organismo responde tocando a sua reserva de sais de cálcio nos ossos, o que pode levar a osteoporose e outras doenças degenerativas. Conforme descrito na dieta Paleo, queijos, cereais e leguminosas são nutricionalmente problemático por outras razões também. Comer carne fresca, não-processados ​​é bom quando está equilibrada com frutas e vegetais. Faça um favor ao seu corpo… deixe o saleiro bem longe do seu alimento!

A dieta da idade da pedra possui muito colesterol? Me alimentar utilizando esta dieta não vou estar propício ao desenvolvimento de doenças do coração?

Não há dúvida de que a qualidade e quantidade de gordura nos animais selvagens da Idade da Pedra que nossos antepassados ​​comeram era muito diferente dos tipos e quantidade de gordura encontrada em carnes de animais em confinamento. Uma porção de 100 gramas de búfalo assado contém apenas 2,4 gramas de gordura, e 0,9 g de gordura saturada, enquanto a 100 gramas, bife T-bone ( bisteca ou chuleta) contém uma quantidade gritante de 23 gramas de gordura e 9 gramas de gordura saturada. Além disso, o bisão assado contém 215 mg de gordura saudável para o coração, os ácidos graxos ômega-3, enquanto o T-bone steak (bife) contém um reles 46 mg. Apesar de seu colesterol no sangue efeitos sensibilização, meta-análises recentes (grandes estudos populacionais combinados) mostram que as gorduras saturadas têm pouco efeito adverso sobre o risco de doença cardíaca. Recomendamos que você deve escolher as carnes de caça no lugar das carnes de confinamento sempre que possível. Estas carnes são mais saudáveis ​​porque eles têm características nutricionais semelhantes aos animais selvagens.

Estudos clínicos recentes demonstraram que as dietas ricas em proteínas são mais eficazes na melhoria de colesterol no sangue e em outros níveis de lípidos no sangue que são de baixo teor de gordura que as dietas ricas em carboidratos. As dietas ricas em proteínas também foram mostrados para reduzir os níveis de homocisteína no sangue, outro fator de risco para doenças cardíacas.

Dieta Paleolítica

Os grãos são boas fontes de fibra, minerais e vitaminas do complexo B? Como eu posso conseguir estes nutrientes se eu diminuir o consumo ou eliminar os grãos de minha dieta?

Em termos de calorias por caloria, cereais integrais são fontes ruins de fibra, minerais e vitaminas do complexo B quando comparado com as carnes magras, frutos do mar e frutas frescas e vegetais que dominam a dieta Paleo. Por exemplo, uma porção de 1.000 calorias de frutas e vegetais frescos tem entre dois e sete vezes mais fibra que faz uma porção comparável de grãos inteiros. Nas frutas e vegetais a maior parte da fibra é fibra saudável ao coração, solúvel que reduz os níveis de colesterol – o mesmo não pode ser dito para a fibra insolúvel que é predominante na maioria dos grãos inteiros. A 1.000 calorias servindo de cereais integrais contém 15 vezes menos cálcio, três vezes menos magnésio, 12 vezes menos potássio, seis vezes menos ferro e duas vezes menos cobre do que uma porção comparável de verduras frescas. Além disso, os grãos integrais contêm uma substância chamada fitato que impede quase totalmente a absorção de qualquer cálcio, ferro ou zinco, que é encontrado em grãos inteiros, considerando que o tipo de ferro, zinco e cobre encontrado em carnes magras e frutos do mar é em forma que é altamente absorvida.
Comparado com frutas e vegetais, grãos de cereais tem poucas vitaminas B. Uma média de 1.000 calorias servindo de vegetais mistos contém 19 vezes mais ácido fólico, cinco vezes mais vitamina B6, seis vezes mais vitamina B2 e duas vezes mais vitamina B1 do que uma porção comparável de oito grãos inteiros mistos. Em uma base de calorias por calorias, o teor de niacina de carne magra e frutos do mar é quatro vezes maior do que a encontrada em cereais integrais.

Vegetarianos podem usar a Dieta Paleo?

A dieta paleolítica é baseada em alimentos similares ao que nossos ancestrais caçadores-coletores comeram durante o Paleolítico – a 10.000 anos atrás. Que compreende 99,6% da nossa história evolutiva, portanto, nosso genoma é perfeitamente adaptado para comer alimentos similares ao que encontramos durante esse período de tempo. Isso significa comer carnes, frutos do mar, legumes, frutas e nozes. A revolução agrícola (há 10.000 anos), trouxe uma mudança dramática na nutrição humana. Grãos de cereais, legumes, laticínios, óleos vegetais, sal, álcool e açúcares refinados constituem agora 72% da nutrição na sociedade ocidental. Estas adições recentes à dieta humana manter as características nutricionais que promovem as conhecidas “doenças da civilização”.
A maioria dos veganista e vegetarianos dependem de leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilha, etc) e cereais integrais para atender a maioria da sua ingestão calórica diária. Legumes e cereais integrais contêm algumas das maiores concentrações de anti-nutrientes em todos os alimentos. Estes compostos freqüentemente aumenta a permeabilidade intestinal e pode causar uma condição conhecida como “intestino solto”, um primeiro passo necessário para quase todas as doenças auto-imunes. Além disso, um intestino com vazamento prováveis ​​subjacente inflamação crônica de baixo grau, que subjaz não só as doenças auto-imunes, mas também de doenças cardíacas e câncer.
Dietas vegetarianas mais vegan e quase invariavelmente, resultam em inúmeras deficiências de vitaminas, minerais e nutrientes como vitamina B12, B6, D, zinco, ferro, iodo, taurina e ácidos graxos ômega-3. Assim, para responder sua pergunta, é simplesmente impossível seguir uma dieta Paleo sem alimentos de origem animal (carne, frutos do mar e ovos).

 

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Mais informações sobre a Dieta Paleo e pesquisas podem ser encontradas no livro A Dieta Dos Nossos Ancestrais, disponível para leitura online.

A dieta dos nossos ancestrais

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